Quando o assunto é a troca de piso para escola, esse é um projeto que exige muitos cuidados e atenção aos detalhes. Caso contrário, poderá levar a uma série de problemas para o ambiente e até mesmo prejuízos financeiros.
Pensando no bem-estar de todos os alunos, professores e funcionários, elaboramos um conteúdo com algumas dicas para escolher o piso de sua escola! Continue lendo para entender melhor.
Dicas para trocar o piso da escola
Uma escola é um lugar que crianças de diferentes idades vão e usam os espaços. Por isso, é preciso escolher o piso ideal para cada ambiente da escola, além de que, o piso de uma sala de aula deverá cumprir com certos requisitos para não prejudicar o processo de aprendizado dos alunos, que são:
- Devem ser neutros;
- Duráveis;
- Fáceis de limpar;
- Prático;
- Proteção contra ruídos.
Para corredores e outros espaços onde há maior fluxo de alunos, há outros pontos essenciais:
- Antiderrapante;
- Absorção de impactos;
- Resistência na superfície que evite marcas devido a quedas de equipamento ou móveis trocados de lugar.
E como dito acima, cada ambiente requer um tipo de piso, confira logo abaixo qual o material ideal para cada um.
Salas de aula
O piso nas salas de aula irá depender da idade dos alunos. Para salas de maternal e escolas tipo berçários, o ideal são pisos antiderrapantes, que tenham uma excelente absorção de impactos para evitar machucados mais graves e fácil de limpar.
A partir dos 5 anos, as necessidades das crianças são outras, os pisos antiderrapantes ainda são essenciais, mas com tecnologia acústica, para reduzir os ruídos como cadeiras e mesas arrastadas, que não atrapalha o aprendizado do aluno e não risca fácil.
Pátios
Os pátios são ambientes que devem ser revestidos com pisos mais coloridos e atrativos, visto que é um ambiente onde acontece uma série de brincadeiras. Além disso, os pisos também devem ser emborrachados e antiderrapantes, para amortecer os impactos e evitar machucados.
Bibliotecas
As bibliotecas são ambientes que pedem por total silêncio, e por isso, o piso vinílico é uma ótima opção. Assim, reduz o ruído de passos, mesas e cadeiras sendo arrastadas.
Laboratórios
Caso a escola tenha um laboratório, então é importante escolher o tipo de piso com cautela, para evitar dores de cabeça. Recomenda-se que o piso seja liso e antiderrapante e que não favoreça a proliferação de bactérias.
A melhor opção para este ambiente é, também, o piso vinílico.
Refeitórios
Para o refeitório, um local com maior fluxo de pessoas e sujeira, o ideal é optar por um piso que seja mais fácil de limpar e não favoreça a proliferação de microrganismos e bactérias e também é importante que o piso seja antiderrapante.
Mais uma vez, o piso vinílico é uma boa opção.
Quadras esportivas
As quadras esportivas requerem certos cuidados, pois o piso deve demarcar as linhas do campo sem refletir luz, para que os alunos possam desenvolver suas atividades sem problemas.
Os pisos também devem ser bem resistentes a impactos, duráveis, antiderrapantes e nada de serem ásperos.
Playgrounds
Assim como as quadras esportivas, os pisos de playgrounds precisam ser macios e antiderrapantes, para evitar quedas e lesões nos pequenos. Os pisos também devem absorver os impactos, para que as crianças não se machuquem.
Qual a vantagem da troca de piso para escola?
Com os pisos corretos em sua escola, você não só evita que as crianças se machuquem, como também estimula o aprendizado delas! Portanto, os pisos corretos fazem a diferença!
Na American Pisos você encontra uma série de modelos diferentes para atender à todas as necessidades de cada ambiente! Navegue pelo site para conhecer mais os modelos disponíveis!