O piso para cozinha industrial tem um papel muito importante no sucesso de um empreendimento desse tipo. Esse ambiente costumeiramente recebe excesso de oleosidade, precisa ser limpo frequentemente e precisa ser seguro.
As cozinhas industriais são aquelas utilizadas para preparar uma grande quantidade de alimentos, elas podem estar presentes em hospitais, escolas ou hotéis. E assim a escolha do piso deve ser feita seguindo alguns cuidados.
Como escolher o piso para cozinha industrial?
O melhor piso para cozinha industrial é aquele que segue todas as normas técnicas de segurança. Ele não pode ser de tonalidade escura e deve ser bem resistente.
É melhor investir em pisos de qualidade, que poderão durar anos do que comprar aqueles mais baratos e sofrer depois.
Limpeza e organização do ambiente
A cor branca é a melhor para os pisos das cozinhas industriais, ainda mais que os equipamentos geralmente são em aço inoxidável, proporcionando uma boa combinação. Aliás, o banco não criará cantos escuros ou refletir o aço, o que poderia prejudicar na limpeza.
É importante que o piso para cozinha industrial seja lavável, antiderrapante, sem fendas ou rachaduras que prejudiquem a limpeza e a desinfecção. Pode até parecer estranho essa questão de antiderrapante, mas é algo importante, já que os óleos e a gordura se tornam escorregadios e perigosos.
Normas da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma política rigorosa quanto aos pisos escolhidos para as cozinhas industriais. Mas, não é só isso, já que eles também possuem regras específicas para os móveis e os equipamentos que fazem parte desse ambiente.
O piso deve ser impermeável, lavável e garantir uma boa conservação. Assim, caso surja alguma rachadura o melhor a fazer é trocar as peças imediatamente.
Os produtos utilizados para a limpeza devem seguir as normas do Ministério da Saúde. Isso deve ser feito assim que é encerrado um turno de produção. Além disso, é fundamental tomar cuidado com a aplicação de aerossóis, que podem prejudicar os alimentos produzidos.
É preciso pensar no desnível
Essa questão está mais relacionada com o contrapiso do que com o piso propriamente dito. Dessa forma, deve existir um desnível suficiente para que todos os líquidos derramados drenem de maneira natural em direção aos ralos. A partir disso, dificilmente haverá água ou líquidos empoçados na cozinha.
É interessante que a cozinha esteja ligada à rede de esgoto, para que o escoamento seja mais veloz. Assim como as caixas de gordura devem suportar a capacidade de produção da cozinha.
Vinílicos são os melhores
Levando isso em consideração, os pisos vinílicos são os melhores para as cozinhas industriais.
Eles são resistentes a uma boa limpeza, garantindo a impermeabilidade. Assim como trazem conforto térmico e emitem poucos barulhos.
Piso para cozinha industrial você encontra aqui
A American Pisos é referência na venda de piso para cozinha industrial. Trabalhamos com grandes marcas, que preenchem todas as necessidades do seu negócio. Por isso, entre em contato agora mesmo e saiba mais, ou solicite um orçamento! Garanta peças que vão fazer a diferença no seu empreendimento.