American Pisos

3 erros ao limpar piso vinílico


Limpar piso vinílico corretamente pode até parecer um desafio, mas, é mais fácil do que você imagina. Bem como, é uma ação essencial para garantir a durabilidade e qualidade deste produto.

A conservação desse tipo de piso depende bastante disso. No entanto, apesar de ter uma higienização fácil existem alguns erros comuns de se cometer.

Foi pensando nisso que separamos neste texto quais são os erros frequentes. Além de dicas de como limpar da forma correta para evitar danos a peça. Portanto, continue lendo!

Principais erros na hora de limpar piso vinílico

1. Uso excessivo de água

Os pisos de vinílico podem ser menos ou mais resistentes à água, tudo vai depender do tipo e sua composição. Mas, em todos os casos nunca é recomendado duas coisas:

  • Aplicação em ambientes que ficam constantemente molhados ou úmidos;
  • Fazer sua limpeza utilizando muita água, especialmente corrente.

Uma vez que, ambas as situações estragam o piso de médio a longo prazo, alterando sua qualidade. Para limpar de forma correta, utilize pouca água, de preferência com auxílio de um mop.

Evite jogar baldes de água ou água de forma corrente com auxílio de mangueira. Além disso, seque bem o chão e espere um tempo para liberar o ambiente para uso.

2. Limpar o piso vinílico com produtos errados

Tão importante quanto a quantidade de água que você usa, os produtos também devem ser escolhidos a dedo. Isso porque não se pode utilizar os seguintes produtos nesse tipo de piso:

  • Produtos com solventes;
  • Derivados do petróleo;
  • Sabão em pó;
  • Cloro.

Os dois primeiros produtos oferecem riscos de causar manchas, riscos, corrosão e arranhões na superfície do piso. Enquanto limpar o piso vinílico com sabão em pó pode desgastar sua superfície, tornando-a escorregadia e acidentável.

Quanto ao cloro, ou água sanitária você até pode fazer uso. Mas, sem deixar de molho e sim fazer uma remoção rápida, e nunca utilizar a versão pura que pode causar manchas.

Sendo assim, o jeito certo de limpar é com um pouco de detergente neutro. Basta então, acrescentá-lo a um pouco de água e passar com o mop.

Isso é claro, após já ter feito a limpeza com uma vassoura ou aspirador de pó. Ao final do processo, utilize rodo e pano seco limpo para garantir a remoção de toda água.

3. Aplicar cera de forma errada ou sem precisar

Por fim, um dos erros ao limpar o piso vinílico fica na finalização desse processo. Muitas pessoas são adeptas do uso de ceras para poder lustrar e dar brilho ao chão do ambiente.

A questão é que nem sempre o piso vai precisar ou até mesmo, não será recomendado o uso de cera. Pois, alguns materiais podem ser danificados por tais produtos.

Nesses casos não utilize o produto e siga sempre a recomendação do fabricante/fornecedor. Já para os pisos que podem levar uma camada de cera após a higienização, esteja atenta aos tipos permitidos.

Em geral, recomenda-se a cera acrílica com aplicação por mop e seguindo as instruções próprias do produto. O que inclui as instruções de remoção do produto quando este está desgastado!

Gostou das dicas dadas neste conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas se beneficiem delas.


  • Você está interessado em: *

Cadastre seu E-mail

Receba as novidades e ofertas da American Pisos